COCREATIVECONNECTIONS 7

 

SPORT CLUB DO PORTO &
‘COCREATIVECONNECTIONS 7’

Presidência # Paulo Barros Vale
Sport Clube do Porto
Rua de Santa Catarina 132, Porto PT
http://www.sportclubdoporto.com/

Curadoria # Filipe Garcia
COCREATIVECONNECTIONS 7 – ‘Movi mento momento’
Sábado 24 Novembro 2018

Artists # Alexandre A.R. Costa Filipe Garcia Francisco Babo
Francisco Laranjeira Hugo Soares Inês Osório João Gigante João Ricardo Jorge Fernando dos Santos José Valente Lília Catarina Manuela dos Campos Mariana Malhão Miguel Seabra Monika Reut Rebecca Moradalizadeh
Ricardo Brito Sónia Carvalho Teixeira Barbosa

Este projeto intitulado de ‘Co Creative Connections 7 – movi mento momento’ de vertente co criativa, tecno lógica, multimédia e interdisciplinar, pretende desenvolver experiências processuais teórico/práticas na relação entre o aspecto do movimento momento desportivo com o momento movimento criativo.
Para isso pretende-se explorar relações de proximidade entre as várias vertentes artísticas e as distintas disciplinas desportivas, com o intuito de apreender e compreender as suas diferentes dinâmicas relacionais, e criar espaço para subtis e plurais expressões de proximidade entre cada disciplina desportiva e cada vertente criativa.
Para isso propõe-se a exploração consciente da expressão de autor idade no momento da criação da obra, com a expressão diverti mento “recriação, passa tempo, lazer” no movi mento da ação desportiva.

Intui-se assim que do processo se retirem dois mentais para expressão do corpo da ação;

  • O primeiro: O mental do movimento ‘mento movi’, que pretende explorar questões ligadas ao movimento do corpo e sua consciência eminente de não lugar.
  • E o segundo: O metal do momento ‘mento mo’, que pretende explorar questões ligadas ao momento do corpo e a sua consciência meditativa de lugar.

Pensar estes dois aspectos intelectuais e intuir com equidade a expressão do corpo do lugar no momento, e o do não lugar no movimento, para assim desenhar meios no trazer da criação ao desporto e do desporto à criação, com o sentido de demonstrar que a sua interligação pode ajudar a despoletar e a fomentar o processo co criativo de forma saudável e consciente.
Na fronteira da complexidade entre o presente (momento) e o espaço tempo (movimento) acontece a co criação do verbo amar (moksha) e a verdadeira apreensão e compreensão do corpo e da mente: “MENS SANA IN CORPORE SANO”.

O Sport Club do Porto, fundado em 30 de Junho de 1904 completou 114 anos de existência este ano.
Os seus fundadores foram José Marques Barbosa e José Meirelles, ambos inseridos na modalidade de Remo. Os seus estatutos expressam: “O Sport Club do Porto, visando o engrandecimento do desporto, tem por objectivo: promover a cultura física dos seus associados; desenvolver entre eles a prática dos desportos em qualquer modalidade, com total obediência ao ideal olímpico e amador; fomentar a acção social, recreativa e cultural dos seus sócios.” É seu lema “MENS SANA IN CORPORE SANO” sobrelevando a prática desportiva aos resultados das competições. Sempre dentro de um integral e intransigente amadorismo, nunca praticando desportos de “bilheteira” e sem qualquer espécie de profissionalismo, dedicou-se já a mais de 30 modalidades entre as quais se destacou a nível nacional e internacional em: remo, ginástica, atletismo, vela, andebol, tiro, hóquei em campo, hipismo, natação, automobilismo, halterofilismo, karaté, ténis e esgrima.

 

Co Creative Connections is a (in)dependent & (in)ternational project of curatorship that aims to develop thought in action for the present moment questioning Ethically and Aesthetically the implications in the relationship between; Culture and Society, Religion and Science, Art and Spirituality, so that one can intuit beyond the small perceptions, a whole series of small possible places and not places that sublimate themselves in the way of the realization of the paradox that is the present co creation. Artists # Alexandre A.R. Costa Filipe Garcia Francisco Babo Francisco Laranjeira Hugo Soares Inês Osório João Gigante João Ricardo Jorge Fernando dos Santos José Valente Lilia Catarina Manuela dos Campos Mariana Malhão Miguel Seabra Monika Reut Rebecca Moradalizadeh Ricardo Brito Sonia Carvalho Teixeira Barbosa Este projecto intitulado de ‘Co Creative Connections 7 – movi mento momento’ de vertente co criativa, tecnológica, multimédia e interdisciplinar, pretende desenvolver experiencias processuais teórico/práticas na relação entre o aspecto do movimento momento desportivo com o momento movimento criativo. Para isso pretende-se explorar relações de proximidade entre as várias vertentes artísticas e as distintas disciplinas desportivas, com o intuito de apreender e compreender as suas diferentes dinâmicas relacionais, e criar espaço para subtis e plurais expressões de proximidade entre cada disciplina desportiva e cada vertente criativa. Para isso propõe se a exploração consciente da expressão de autor idade no momento da criação da obra, com a expressão diverti mento “recriação, passa tempo, lazer” no movi mento da acção desportiva Intui-se assim que do processo se retirem dois mentais para expressão do corpo da acção; – O primeiro: O mental do movimento ‘mento movi’, que pretende explorar questões ligadas ao movimento do corpo e sua consciência eminente de não lugar. – E o segundo: O metal do momento ‘mento mo’, que pretende explorar questões ligadas ao momento do corpo e a sua consciência meditativa de lugar. Pensar estes dois aspectos intelectuais e intuir com equidade a expressão do corpo do lugar no momento, e o do não lugar no movimento, para assim desenhar meios no trazer da criação ao desporto e do desporto à criação, com o sentido de demonstrar que a sua interligação pode ajudar a incentivar e a fomentar o processo co criativo de forma saudável e consciente. Na fronteira da complexidade entre o presente (momento) e o espaço tempo (movimento) acontece a co criação do verbo amar (moksha) e a verdadeira apreensão e compreensão do corpo e da mente: “MENS SANA IN CORPORE SANO”. AUM <3